Quais são as cores da saúde?

Grooming
Que prato saudável é prato colorido, a maioria já sabe! Mas você conhece quais são as verdadeiras cores da saúde, os benefícios que elas podem trazer e qual a sua função no organismo? É isso que quero mostrar para vocês!
Quando eu me refiro a “verdadeiras” cores, quero reforçar aquilo que é natural, ou seja, a cor que vem da própria natureza dos alimentos considerados ricos em nutrientes, encaixando-se aqui as frutas e hortaliças. Por quê? Hoje a indústria alimentícia já formulou e utiliza tantos corantes, estabilizantes e afins para produtos alimentícios (ou como eu chamo: pseudoalimentos), que as pessoas realmente acreditam que um fast food ou um lanche de hambúrguer, por exemplo, que é colorido artificialmente, é uma opção saudável.
Quando se tratar de colorido, não erre na sua saúde! São as cores naturais e não artificiais que devem ser consideradas!
E porque consumi-las?
As cores dos alimentos estão diretamente relacionadas com o tipo de substância que atuará no nosso organismo, como as vitaminas, minerais ou algum outro nutriente.
Vamos às cores!

VERDE: rico em vitamina A, luteína/zeaxantina, isoflavonas e clorofila. Benefícios no organismo: crescimento e manutenção de cabelo, pele, ossos e visão; reduzem risco de câncer (pulmão e cólon principalmente) e placas de gordura, reduzindo colesterol. Principais alimentos: COUVE, PEPINO, ABOBRINHA, ALFACE, ABACATE, entre outros.

AMARELO E BRANCO: rico em cálcio, potássio e alicina. Benefícios no organismo: é a cor da saúde e da beleza, pois contribui para a imunidade, elasticidade da pele, mantém sistema nervoso saudável, previne hipertensão; é antiinflamatório, antialérgico e antioxidante. Principais alimentos: MANGA, LARANJA, BANANA, LEITE, QUEIJO, COUVE-FLOR, BATATA, ARROZ, COGUMELOS, RABANETE, ALHO E CEBOLA.

LARANJA: rico em betacaroteno (pré vitamina A). Benefícios no organismo: preservam a visão, diminuem placas de gordura, prevenção de cânceres e auxilia no sistema imunológico, além de proporcionar um belo bronzeado. Principais alimentos: CENOURA, MAMÃO, ABÓBORA, PÊSSEGO, DAMASCO.

VERMELHO: rico em licopeno e antocianinas. Benefícios no organismo: reduz risco de câncer de próstata, reduz colesterol, manutenção de pele e vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares e degeneração celular. Principais alimentos: TOMATE, MELANCIA, CEREJA, MORANGO, CAQUI, GOIABA, FRAMBOESA, ROMÃ E RABANETE.

ROXO: rico em antocianina, resveratrol. Benefícios do organismo: combate doenças cardiovasculares, câncer; evita o envelhecimento precoce e auxilia artérias e na memória. Principais alimentos: UVA, AMEIXA, REPOLHO ROXO, BETERRABA.

E reforço: quando se tratar de colorido, não erre na sua saúde! São as cores naturais e não as artificiais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.