Nutrição e pele perfeita

Grooming
Falar em moda é falar em tendência, e falar em tendência é falar de beleza. Mas será que a beleza para aqueles que a almejam, não vai além da roupa bonita, do corte perfeito ou o acessório que combina? Aos olhos da nutrição, sim! Homens que se cuidam e procuram a beleza, só conquistam com uma nutrição e pele perfeita.
A pele, grande órgão que corresponde a 15% do nosso peso corporal, é uma proteção contra alterações do meio externo, principalmente como barreira microbiana, além de apresentar outras funções como excretar e eliminar toxinas pela transpiração.
Com o avançar da idade a pele também vai se modificando, devido às células que vão se danificando. E não é só a idade. Outros fatores que também podem prejudicá-la são:
– exposição aos raios UV por longo tempo;
– poluição;
– toxinas (principalmente através da alimentação);
– fumaça de cigarro;
– drogas;
– estresse.
Toxinas geradas facilmente são os famosos Radicais Livres que atacam a elastina e as proteínas do colágeno de algumas áreas da pele, afetando geralmente as mãos, braço, rosto e pescoço. O envelhecimento “precoce” ou a “superprodução” de espinhas é causado então devido à grande produção dos radicais livres e de substâncias inflamatórias no corpo.
Quando as células da pele são atacadas pelos radicais livres, a membrana se torna mais permeável (ou seja, pode haver penetração de diversas toxinas) e se desidrata com mais facilidade. Como o teor de água na pele equivale a cerca de 70%, é indiscutível a importância do consumo de no mínimo 2 litros de água por dia, que equivale a 8 copos diários.
O consumo inapropriado de água ao longo do dia, uma dieta pobre em nutrientes, o consumo excessivo de álcool e a privação do sono são outros fatores que aceleram ainda mais o envelhecimento da pele, que pode acorrer dos 20 aos 75 anos de idade. Mas o que se considera bom para a saúde da pele? É aquilo que você irá colocar para dentro de seu organismo, ou seja, sua nutrição interior.
Além do uso contínuo e específico de filtro solar, é de extrema importância a combinação de fatores antioxidantes, sendo os mais conhecidos: vitamina C e vitamina E. Onde encontrá-los: em frutas cítricas, folhas verdes escuras e legumes crus, principalmente; em óleo vegetal de boa qualidade e frutos oleaginosos, como nozes e castanhas. Tanto quanto possível, retire todos os alimentos processados da dieta, ricos em sódio, conservante e gordura, que afetam ainda mais a saúde e beleza da pele. Insira no seu cardápio frutas e hortaliças, por serem ricas em vitaminas e minerais capazes de garantir a fórmula para a pele perfeita. E por fim, consuma boa quantidade e qualidade de proteínas, sendo as melhores fontes as carnes magras e brancas.
Aos meus amigos homens então, está na hora de cuidar de sua pele! Não fuja dessa tendência! Não se esqueça que beleza da pele é nutrição perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.